Aparadores

Design de interiores.

O hall de entrada principal de uma residência merece cuidado e investimento.

Poucas ou muitas peças, peças grandes ou delicadas, coloridas ou neutras podem formar conjuntos que identificam a personalidade do lugar e declaram o que vem a seguir. 

aparador amarelo
móvel de madeira
móvel verde com o mínimo
composição neutra

Para todos os estilos. Ainda tem mais.

madeira e fibra
móvel preto e branco
móvel branco e dourado
preto e proporções

A mensagem é muito importante, portanto, é preciso paciência e bastante determinação para encontrar cada item da composição e obter um resultado personalizado e harmonioso.

Estilo

Misturar cores, texturas e formas tem segredo sim, porém, o sucesso pode acontecer de maneira muito mais frequente do que se imagina.

As pessoas, no geral, tem muito medo de misturar as coisas para compor um ambiente, acham que é arriscado, mas não é bem assim. Tudo se aprimora com o tempo inclusive o nosso gosto. É só deixar fluir educando o nosso olhar.

Algumas pessoas podem ter mais dificuldade porque suas mentes tem outros processos de percepção, mas há muito ambiente bonito criado por leigos corajosos que se permitiram testar.

O medo atrapalha toda conquista.

As fotos utilizadas aqui são de vários projetos admiráveis de profissionais com a capacidade de reunir o diverso em harmonia.

As fotos poderiam compor uma casa, mas pertencem a diferentes locais, no entanto, os elementos são harmoniosos.

A madeira, o tijolo, o branco, o preto, algumas pinceladas de cores e objetos interessantes formam composições agradáveis e encantadoras.

Cobogó

A origem pode ter sido inspirada na arquitetura Árabe e os muxarabis, esse é o nome do que pode ter sido a inspiração, tinham desenhos muito complexos, delicados e eram feitos de madeira. 

Nos anos 20 do século passado o elemento vazado foi "criado" e os profissionais que idealizaram o recurso construtivo forneceram as primeiras sílabas dos seus sobrenomes (Amadei Oliveira COimbra, Ernesto August BOeckman e Antônio de is) criando o termo COBOGÓ (pode ser até mais conhecido por elemento vazado) que hoje é tão brasileiro quanto o concreto aparente.

Muito depois disso, a menos de 10 anos, a criatividade de inúmeros designers fez surgir peças lindas e valorizadas, mas o bom, clássico e barato cobogó de cerâmica ou cimento continua firme e muito atraente.

A maioria dos apresentados nas fotos tem assinatura (maneira de dizer quando nos referimos a peças exclusivas criadas para algum projeto ou limitados na produção) e, portanto, valor alto, mas os baratos e encontrados em qualquer loja de material de construção não fazem feio e também estão presentes.

Todo arquiteto ou designer brasileiro os mencionará simplesmente porque são lindos e a cara do clima e estilo brasileiro de viver.

Brise

O que me encanta:

Brise é uma estrutura que proporciona proteção visual e controla a incidência de claridade. Os materiais podem ser os mais variados desde aço, madeira, vidro (incrível, mas é), elementos descartados ou inusitados. 

Alguns para ilustrar e agradar ao olhar.

Esse recurso é clássico e admiro!

Lindos, criativos e inspiradores.

Pérgolas

O que me encanta:

Madeira, tijolo, concreto, ferro e bambu, separados ou misturados a liga é boa.

Em qualquer proposta arquitetônica uma pérgola tem lugar e é possível incluí-la de forma a criar um ambiente para suprir uma necessidade como sendo de sombreamento, por exemplo ou utilizando uma cobertura de vidro sobre ela, proteger da chuva.

Formas tradicionais ou bastante criativas imprimem um jeito aconchegante ao espaço que ocupam.

Quando apoiadas em uma estrutura que não dela mesma chamamos de pérgola, quando os seus pontos de apoio são independentes e ela fica solta no espaço que ocupa o nome é gazebo e se for pequena servindo de apoio a espécies vegetais tem o nome de caramanchão. Lindo!

clássica em madeira com apoio no edifício
concreto estendendo o beiral
bambu na ligação dos corpos do edifício
concreto como brise
madeira e vidro em composição de ambiente
modelos sem fim

Cores, uma grande paixão.

Em um planeta, com estado de humor muitas vezes cinza dentro das pessoas, um pouco mais de colorido ao redor pode animar e surpreender.  

Não tenha medo, utilize o neutro amando as cores.

Espanha

Espanha

Suécia

Suécia

Australia

Australia

Alemanha

Alemanha

USA

USA

França

França

Dinamarca

Dinamarca

Espanha

Espanha

Portugal

Portugal

Sistema Pantone

Sistema Pantone

A Pantone, empresa americana, elaborou uma escala para que o mundo todo falasse a mesma cor, já que não fala a mesma língua e todo ano escolhe uma cor que será tendência.