Nos anos 20 do século passado o elemento vazado foi "criado" e os profissionais que idealizaram o recurso construtivo forneceram as primeiras sílabas dos seus sobrenomes (Amadei Oliveira COimbra, Ernesto August BOeckman e Antônio de GÓis) criando o termo COBOGÓ (pode ser até mais conhecido por elemento vazado) que hoje é tão brasileiro quanto o concreto aparente.
Muito depois disso, a menos de 10 anos, a criatividade de inúmeros designers fez surgir peças lindas e valorizadas, mas o bom, clássico e barato cobogó de cerâmica ou cimento continua firme e muito atraente.
A maioria dos apresentados nas fotos tem assinatura (maneira de dizer quando nos referimos a peças exclusivas criadas para algum projeto ou limitados na produção) e, portanto, valor alto, mas os baratos e encontrados em qualquer loja de material de construção não fazem feio e também estão presentes.
Todo arquiteto ou designer brasileiro os mencionará simplesmente porque são lindos e a cara do clima e estilo brasileiro de viver.