Maquete eletrônica

Quando procuramos um apartamento para morar não devemos nos preocupar apenas com o módulo adequado, mas também com a aparência, o estilo e a localização do edifício.

Pequenos ou grandiosos eles apresentam o nosso gosto, o nosso esforço e a nossa proposta de vida.

Para ajudar na escolha as maquetes eletrônicas são extremamente importantes no cenário atual da arquitetura, sobretudo em empreendimentos de grande porte e quando o investimento é feito sem a obra iniciada ou mesmo concluída..

Impossível criar um projeto no século XXI sem utilizar esse recurso para a visualização do cliente.

 Abaixo algumas imagens de edifícios, todos no Brasil sendo 4 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro. Todas apresentam projetos que saem do lugar comum.

Aruá sp.jpg
FGMF Arquitetos sp.jpg
Spot 393 sp.jpg
Tetrys sp.jpg
The One Residence RJ.jpg

Armários para sempre

Faz tempo que o branco foi abandonado como predominante nos armários de cozinha e área de serviço. Ainda resiste certamente, mas muito menos do que a 10 ou 15 anos atrás. Tem mais um item que está sendo eliminado e que tem favorecido imensamente para que esses ambientes não fiquem datados (termo que significa deixar clara a época em que algo foi criado ou executado), são os puxadores.

Há uma tendência a descartar esse item dos armários atuais. Sistemas que abrem com a pressão do toque ou cavas que permitem o encaixe da mão são outras opções que deixam os armários com aparência mais leve, limpa e atemporais.

Ousar nas cores faz bem.

SEM PUXADORES 4.jpg
SEM PUXADORES 8.jpg
SEM PUXADORES 6.jpg
SEM PUXADORES 3.jpg
SEM PUXADORES.jpg
SEM PUXADORES 7.jpg

História de um projeto 2

Neste post mostro um projeto de uma casa para uma família de quatro pessoas, um casal e dois filhos, que foi inspiração para o casal do post anterior me procurar.

Neste caso os pedidos principais eram dois, visão da sala para a área de lazer e uma suíte master bem grande. Com um terreno de grandes proporções havia espaço para tudo o que o casal almejava, além destes pedidos, para compor o interior da casa e uma área externa avantajada e com largos corredores laterias.

Cozinha isolada e entrada independente de serviços definiam uma distribuição mais conservadora, porém, bastante eficiente.

Eis a planta baixa:

PROJETO VALDEMIR RIZZO SITE-Model.jpg

Esta casa foi construída em terreno localizado numa avenida, portanto, grade com portão alto foram providenciados.

Uma grande garagem e entrada independente de serviços são passagem para a porta principal. Já no hall interno temos o escritório à esquerda, assim como um grande jardim de inverno proporcionando um interior arejado. Jardim de inverno é um recurso que torna aos ambientes aos quais atende mais agradáveis desde que sejam sempre bem cuidados.

Na sequencia um grande ambiente com aberturas, proporcionadas pelas largas portas de vidro, faz as vezes de sala de estar e TV. Uma constante em projetos atuais é descartar sala de estar separada da sala de TV pelo simples fato de que o estilo de vida moderno exige integração na convivência e racionalidade na manutenção.

Área de lazer espaçosa e jardins externos que são vistos de qualquer ponto da sala de estar.

A parte íntima da casa apresenta duas suítes no andar térreo, que servem aos filhos e sobrados com suítes acessíveis são sempre mais valorizados.

A suíte principal é vasta realizando um sonho antigo dos moradores e permitindo um canto de leitura, paixão da cliente.

Revestimentos de ótima qualidade, iluminação correta e aconchegante, jardins bem cuidados e decoração primorosa compõe uma casa que orgulha os seus proprietários.

GABO_150402_4866.jpg
GABO_150402_5103.jpg
GABO_150402_4967.jpg

 

 

História de um projeto 1

Cada pessoa que procura um arquiteto tem, na maioria das vezes, uma ideia, um sonho e uma pesquisa já feita consigo.

Alguns com algo bem vago quase confusos e outros com tudo tão definido que costumo dizer que não estou criando e sim regendo o projeto.

Cada história tem uma riqueza porque, tanto em um caso como no outro ao final o sentimento é o de realização, sendo do cliente e do profissional.

É assim que dever ser.

Há necessidade de um certo distanciamento para que a condução de toda expectativa seja eficiente, ponderada e com resultado melhor do que o esperado. 

Neste post e no seguinte conto a histórias dos projetos. Alguns que estão documentados com fotos no portfólio e que foram muito bons de executar.

A primeira história é a de um jovem casal e que me procurou pela identificação com o estilo de projeto.

Com o terreno dentro de um condomínio, queriam uma casa clara, arejada, com muita madeira e, como ponto de enorme importância, receber amigos e familiares.

A área de lazer tinha que ter uma conexão com a casa toda especial, visão imediata e acesso fácil.

PROJETO THIAGO CARDIN PLANTA BAIXA SITEl.jpg

A distribuição dos ambientes tem alguns aspectos tradicionais e algumas adaptações, diante do pedido dos clientes de total prioridade ao convívio da família e dos amigos na área social.

Entrando pela porta principal o primeiro ambiente à esquerda é um escritório que possui entrada independente pela lateral da casa. Logo após o hall um jardim de inverno proporciona ventilação, claridade e um afago aos olhos com uma rede junto a vegetação, dele a visão é quase completa para os ambientes internos.

A sala, a cozinha, a varanda, o balcão com uma outra cozinha completa externa e a piscina já estão expostos e disponíveis para as visitas, porém, a área íntima é isolada e tradicional.

Um detalhe que pode chamar atenção é a área de serviço com porta para a sala.

Estranho?

Poderia ser, mas foi uma opção estudada e plenamente apoiada pelos clientes. Uma porta de vidro opaca com puxador longo dá a impressão que o acesso é para outra sala ou qualquer outro ambiente social. Além disso o seu interior é todo planejado e organizado para que, em eventual situação a porta for esquecida aberta a única visão é a de um armário que recobre a parede. A vantagem em distribuir dessa forma é que todo o trânsito que corresponde aos serviços da casa está isolado e sem contato com a área social ou mesmo a cozinha.

O verdadeiro sucesso de um projeto é atender de forma estética, prática, estrutural e emocional os sonhos de quem realmente usufruirá dele.

Após quase 2 anos de finalizada a obra e de convivência dos proprietários com a casa posso dizer que o sucesso foi alcançado.

Maravilha!

_MG_0728 (2).JPG
IMG_0755 (2).JPG
IMG_0758 (2).JPG

Come se faz ainda...

Em continuidade ao post anterior mostramos alguns detalhes que podem ser utilizados no estilo de construção apresentado.

Algumas conexões são necessárias para unir os diferentes materiais de forma eficiente e segura, uma vez que a movimentação de cada um deles em relação a dilatar e retrair não é igual e para que a vedação que os aproxima resulte positiva.

Entre o aço e a madeira.

CONEXÃO 2.jpg

A peça de aço penetra a madeira, mas tem uma base que oculta e dá acabamento na junção entre os dois materiais.

Entre a madeira ela mesma e o vidro.

Os elementos de aço conectam os pilares e as vigas sendo ambos de madeira e percebam que o vidro tem um acabamento de vedação indispensável.

Entre o vidro e ele mesmo.

CONEXÃO 5.jpg

Essa peça que parece uma aranha e assim é identificada nas vidraçarias, permite grandes fachadas somente de vidro. Aqui também a vedação entre um elemento de vidro e outro é fundamental.

Entre a madeira e a alvenaria.

CONEXÃO 7.jpg

A importância da delicadeza do acabamento de cada item de conexão, embora, estruturas pesadas e brutas é absolutamente preciosa. Ter confiança em quem as fabrica é inteligente.

Como se faz...

É fascinante saber como são feitas as coisas, de onde vieram, como se desenvolvem e aprimoram, isto é, como são encontradas soluções diante das fragilidades da ideia inicial.

A composição construtiva que nos parece ter os componentes perfeitos é a que utiliza tijolo, madeira, ferro, vidro e pedra de forma que eles fiquem aparentes e harmoniosos nas suas proporções.

A visão desses elementos resulta no tão sonhado aconchego. É constante ouvir o cliente dizer “Eu não quero uma casa luxuosa, quero uma casa aconchegante”. E mesmo que os materiais e acabamentos sejam sofisticados e de alto padrão o aconchego é um luxo superior.

Para ilustrar algumas construções, projetos de outros profissionais, que mostram um resultado muito feliz desta composição.

Escritório Duda Porto, Brasil

Escritório Duda Porto, Brasil

Escritório Stocker Hoesterey Montenegro, USA

Escritório Stocker Hoesterey Montenegro, USA

Escritório John Maniscalco, USA

Escritório John Maniscalco, USA

Escritório DeForest USA

Escritório DeForest USA

Escritório DIALOG, Canadá

Escritório DIALOG, Canadá

Escritório Vandeventer e Carlander, USA

Escritório Vandeventer e Carlander, USA

Todos os elementos mencionados como tijolo, madeira, ferro, vidro e pedra tem movimentação diferente, isto é, dilatam e retraem de maneira singular e uni-los é uma arte.

Não é possível procurar um profissional que sempre construiu em alvenaria convencional e solicitar que executem um projeto como os apresentados acima, sem antes um estudo e pesquisa aprofundados . Tudo bem que aparentemente os materiais são os mesmos de edificações tradicionais, mas as proporções e a forma de aplicá-los diferentes. 

Em todas as fotos utilizadas aqui percebe-se a escolha de grandes vãos com vidro e isso é um outro ponto bem importante. Se o projeto for realizado no Brasil, com exceção do sul, utilizar vidro em grande quantidade só se for duplo ou se houver (e deveria haver sempre, mas nem sempre há) um bom estudo de conforto ambiental.

Utilizar o vidro em grandes áreas da construção é um recurso bastante usado na Europa e nos Estados Unidos da América por causa do frio, quando voltado para a face de maior incidência solar, mas em países tropicais o recurso deve ser aplicado ao contrário.

Vidros duplos e recobertos com película ficam liberados desde que a incidência direta do sol, na face do edifício escolhida para eles, não provoque um ofuscamento insuportável em alguma hora do dia.

A madeira deve ser tratada constantemente, dependendo da localidade, tratada ano a ano.

O ferro deve ser recoberto por pintura eletrostática e, havendo maior recurso, utilizar o alumínio que proporciona um alívio de carga na estrutura geral, além de menor manutenção.

A junção entre o tijolo e o ferro ou o tijolo e a madeira e ainda o ferro com a madeira têm os seus segredos.

Procurar profissionais competentes e experientes para executar com maestria o projeto é de bom senso.

Começando 2018

Ano começando, mês meio parado com muita chuva pela Brasil e grande parte das pessoas ainda de férias. Esse clima propicia algum tempo para estudar e pesquisar a fim de que não seja um ano de mesmice, para que novo não seja somente o ano, mas uma forma diferente de ver as coisas, entendê-las e escolher com esse olhar ampliado que o conhecimento deve trazer.

Muita gente comenta que arquitetos criam seus projetos muito semelhantes, que o portfólio acaba por acusar isso claramente e é verdade. Não tem como algo que saiu da mesma mente deixar de dar pistas da sua fonte. Os clientes procuram um profissional para colocar no papel os seus sonhos quando sonham com um estilo que já viram em trabalhos anteriores daquele profissional.

Tudo bem, isso não é um problema.

O importante é que o tempo traz novas informações e experiências.

Desta forma o estilo não muda, mas amadurece e assim deve ser com tudo e com todos.

A grande reflexão desses tempos atuais é o quanto já houve de desperdícios em todos os departamentos da vida humana e o quanto seremos capazes de rever conceitos à respeito disso.

Parece assunto velho, mas não é.

Uma onda enorme de simplicidade e bom senso vem por aí, embora, ainda não totalmente visível ela está embrionária e nascerá bem forte daqui para a frente. Como um bebê que leva tempo próprio para vir ao mundo. O mundo, nesta reviravolta confusa e muitas vezes chata, está se transformando através dos bilhões de olhos que estão ativos através da internet.

Nada é igual ao que foi ou será igual ao que é agora porque nós todos estamos expostos, visíveis e atentos.

Vem novidade por aí.

Ano maravilhoso para todos!!!

 

 

 

Piscinas

Ter é um sonho para uma imensidão de pessoas e no calor brasileiro mais ainda. Em pleno verão quem não tem improvisa, mas quem tem espaço e dinheiro para investir vai em frente e realiza o sonho. 

Elaborar um espaço de lazer com um piscina as vezes recebe o pedido de que a vegetação seja afastada para que a área fique mais limpa.

Vegetação não suja.

Afastar os canteiros da água e, algumas vezes, tirar todos eles para que não haja em absoluto o perigo de alguma folha caindo é um pedido que acontece.

Mas imaginem o verde da vegetação fora desse contexto.

É muito gostoso relaxar algum tempo em um ambiente assim, mesmo que não mergulhemos é muito bom só estar ou olhar para ele.

Em outro extremo algumas pessoas vão além da natureza ao redor, elas querem a sensação do mergulho em um lago e nenhum contato com produtos químicos, elas escolhem a piscina natural.

Maravilhosas!

O sistema é utilizar o formato da piscina e espécies vegetais para realizar a limpeza.

Sem dúvida que o valor investido para execução deste sistema é muito maior do que para as convencionais, mas garantem aquele mergulho na felicidade.

Quer saber como são feitas?